quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Levítico

Bom...estamos entrando no livro de Levítico, nosso terceiro estudo sobre o pentateuco. Depois de livrar os israelitas da escravidão do Egito, Moisés, mandado por Deus, trouxe-os ao monte Sinai.Aqui, Deus falou da montanha a todo o povo, e deus os dez mandamentos,que Ele mais tarde escreveu em duas tábuas de pedra.[ Deuteronomio 5.1-22] .
Esta também é a montanha que Moisés subiu para receber o resto da lei de Deus para Israel. Incluidas nessa lei havia provisões para um sacerdócio.
Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1).
De acordo com a aliança que Deus fez com os israelitas, e a lei que ele lhes entregou, Arão e seus descendentes masculinos seriam sacerdotes de Deus enquanto durasse aquela aliança (Êxodo 29:9). O trabalho do sacerdote incluía tais coisas como oferecer sacrifícios, manutenção das lâmpadas, pão e incenso no santuário, e ensinar a lei de Deus ao resto do povo.

Enquanto o povo ainda estava no Sinai, o tabernáculo (o templo móvel) foi erigido , e Arão e seus filhos foram consagrados como sacerdotes. Não muito tempo depois que eles começaram a servir como sacerdotes, encontramos este evento perturbador:

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR, e os consumiu; e morreram perante o SENHOR” (Levítico 10:1-2).

Aqui estavam dois dos homens a quem Deus havia consagrado para servi-lo como sacerdotes, aparentemente vindo para o seu trabalho, e ele matou-os instantaneamente. O que eles estavam fazendo de errado? Eles estavam oferecendo algo que Deus não lhes tinha mandado oferecer. Por favor, observe: eles não estavam oferecendo nada que Deus tivesse explicitamente proibido. Eles estavam meramente oferecendo o fogo que Deus não lhes tinha mandado oferecer. Eles estavam sendo presunçosos, trazendo adoração a Deus que ele não tinha autorizado.
“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).

Ao oferecerem adoração que Deus não tinha autorizado, Nadabe e Abiú estavam deixando de considerar Deus santo. Adoração presunçosa não glorifica a Deus, e não é aceita por ele. Há quem pense que este princípio não se aplica mais. Eles pensam que se aplicava apenas durante o tempo do Velho Testamento, enquanto a Lei de Moisés estava em vigor. Eles pensam que, agora que estamos na “era da graça”, não mais precisamos ficar preocupados com obediência. Nada, contudo, poderia estar mais afastado da verdade.

http://www.estudosdabiblia.net/2002211.htm
FOGO ESTRANHO

Quão solene é a história de Nadabe e Abiu !
Eles se tornaram sacerdotes porque pertenciam 'a casa de Arão. Isso foi devido a condição adequada daquela casa diante de Deus ;não foi devido a condição correta dos indivíduos daquela casa.

Deus designou Arão para ser o sacerdote . A unção estava sobre a cabeça de Arão (Lv 8:12 ) . Em todas as coisas relacionadas com as ofertas e o serviço , a pessoa principal era Arão.
Seus filhos eram apenas apenas seus ajudantes que recebiam ordens dele para cuidar dos afazeres junto ao altar.

Deus não teve intenção de que os filhos de Arão fossem sacerdotes independente. Ele apenas os queria sob autoridade de Arão.
Levítico 8 menciona Arão e seus filhos doze vezes.Depois no capitulo 9 se diz que Arão oferecia os sacrifícios enquanto seus filhos estavam ao lado ajudando-o. Se Arão não se movesse, seus filhos não deveriam mover-se.

Tudo deveria estar sob o nome de Arão. Nada deveria estar sob o nome de seus filhos. Quando seus filhos assumiram presunçosamente o encabeçamento para oferecer sacrifícios, isso se tornou fogo estranho. Mas Nadabe e Abiú , os filhos de Arão, pensaram que eles tambem poderiam oferecer sacrifícios.

E, sem ordem de Arão , ofereceram fogo estranho. O significado do fogo estranho é servir a Deus recusando-se a receber ordens e desconsiderando a autoridade.

Eles pensaram que era coisa qualquer seu pai oferecer sacrifícios. Não parecia haver nada de extraordinário; portanto consideraram que poderiam fazer o mesmo. Logo,tomaram a questão nas próprias mãos.

Eles consideraram apenas se aquilo poderia ou não ser feito. Eles não consideraram quem era a autoridade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário